Mais do que uma necessidade relacionada à saúde, os óculos são considerados, hoje em dia, artigos de consumo. Ou seja, junto à lente óptica determinada pelo oftalmologista para correção da visão, vem à armação em variações de tamanho, cor, modelo e por ai vai… Agora, você está sabendo aproveitar essa mudança no comportamento do consumidor a favor da sua ótica? Se você ficou em dúvida com relação à resposta, vamos dar uma ajudinha!
>> Leia os 7 artifícios listados abaixo e, ao final, coloque em prática no seu negócio e prepare-se para colher os frutos, ou melhor, os lucros!
– Mantenha um relacionamento com o seu laboratório de confiança:
Tão importante quanto vender, é ter um laboratório de confiança para realizar os pedidos. Uma empresa responsável que trabalhe com produtos de qualidade, transparência, cumpra os prazos de entrega e esteja interessada em proporcionar a melhor experiência de compra a sua ótica. Escolha um laboratório com experiência no mercado e mais, que tenha credibilidade.
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– Entenda o produto que você está vendendo:
De nada adianta um estoque repleto de opções se você não tem argumento de venda sobre os produtos. Por isso, esteja atento ao mercado, pesquise, participe de eventos da área e extraia dos vendedores do seu laboratório de confiança informações sobre as lentes. Não fiquei preso a antigos padrões e produtos. Afinal, conhecimento nunca é demais e saber sobre o negócio que você trabalha trará benefícios a sua carreira e, claro, no bolso ao final do mês.
– Crie laços com o seu cliente:
Um atendimento personalizado e amigável é a porta de entrada para novos e constantes negócios. Quando o cliente tem uma boa experiência de compra na sua ótica, as chances dele voltar quando precisar de um novo produto e/ou serviço é altíssima. E mais, irá indicar para os amigos e familiares, fazendo a mais antiga e (talvez), a melhor forma de publicidade, o boca-a-boca.
– Gerencie seu estoque frequentemente:
Tome cuidado ao realizar os pedidos. Atente-se em manter em maior quantidade no estoque, produtos padrões ou tradicionais. Lembre-se que moda passa e as chances de você ficar com armações obsoletas são grandes. Por isso, tenha um equilíbrio. Ter produtos da temporada para atender seus clientes é importante, mas nada de exagero. Além disso, mantenha o estoque organizado para que o produto solicitado pelo seu cliente seja encontrado rapidamente.
– Digitalize as receitas dos seus clientes:
Isso fará com que você tenha no banco de dados da ótica a demanda exata do seu cliente. Com as informações em mãos é hora de entrar em ação! Como? Liste quais são as necessidade e preferências desse cliente: grau, estilo de armação, problema oftalmológico e outros. Após esse check-list você poderá fazer um atendimento mais personalizado e assertivo. Além disso, você terá informações valiosas para, periodicamente, acessar esse cliente e oferecer exatamente o que ele precisa.
– Esteja atendo (a) às novas tecnologias:
Tenha a tecnologia como uma aliada no seu processo de vendas. Acompanhe as principais feiras e canais de divulgação sobre o setor de tecnologia direcionado a área oftalmológica. Invista em equipamentos que ofereçam ao cliente um serviço personalizado e ágil. Temos como exemplo um aparelho desenvolvido para auxiliar na tomada de medidas fisiológicas e comportamentais do cliente. Com dados precisos, você irá ofertar lentes ideais ao seu cliente.
– Invista em uma boa pós-venda:
Uma pós-venda de qualidade mantém clientes fidelizados e satisfeitos com a sua ótica. Ao manter um bom atendimento mesmo após o fechamento da compra, o cliente percebe a seriedade e a importância dada aos consumidores e cria uma relação mais sólida. Por isso, se sua ótica ainda não exerce essa função, inclua hoje mesmo.
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