Renove o seu repertório e torne-se um vendedor de ótica inspirador
Conquistar o seu cliente é a melhor coisa que você pode fazer como profissional de vendas. Porém, conseguir entregar a armação ou a lente que ele precisa não é tudo. Afinal, a sua missão não deve ser oferecer qualquer ajuda sobre os produtos da ótica: mas sim o melhor atendimento do mundo. A seguir vamos contar, de maneira simples e direta, como se tornar um vendedor inspirador e fidelizar de vez o seu cliente.
Conheça os valores da ótica em que você trabalha
Pode não parecer, mas os valores de uma empresa – seja ela de qualquer segmento, são fundamentais para garantir um excelente atendimento. Isso porque a cultura de uma empresa funciona como uma cola que une todos os times da ótica. Isso garante que todos estejam alinhados e você consiga atingir um único objetivo comum: solucionar o “problema” do seu cliente.
Entenda o seu cliente
Ser atendido por vendedores repletos de frases prontas como: “ficou ótimo em você”, “aproveita o preço” e outras tantas não faz mais sentido para o consumidor moderno. Aprenda a conhecer o time de quem você está recebendo. Ou seja, conduza o atendimento de forma ágil e objetiva, caso o cliente esteja apressado ou simplesmente tenha uma personalidade mais prática. Ou, esqueça o relógio e o “entra e saí” de clientes na loja e dedique seu tempo em sanar dúvidas e apresentar todo o estoque de óculos, se assim demonstrar o desejo do seu cliente.
Exemplo curioso: um bom exemplo de história de atendimento é o caso da ligação de 10 horas, em que um atendente da Zappos – uma empresa de e-commerce americana que pertence à Amazon, permaneceu conversando com o cliente durante todo esse tempo sobre a vida na área de Las Vegas. No final da ligação, o cliente comprou um par de botas. Mas o mais importante é que, naquele momento, a empresa colocou de lado as métricas para atender a necessidade do cliente, que era falar. Por isso, entenda o seu cliente.
Estreite o relacionamento
Um único atendimento é o que você precisa para fidelizar seu cliente. Mesmo que a compra não seja efetuada, a sua missão é ser o primeiro nome a vir à mente do consumidor quando ele precisar de qualquer produto comercializado na sua ótica. Para isso, utilize ferramentas como whatsapp, email, telefone e até redes sociais para manter contato. Mas não esqueça! Tenha bom senso para não se tornar spam.
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